sábado, 28 de março de 2020

RESENHA DO LIVRO O LADÃO DE RAIOS





No quesito de literatura iniciaremos uma sequência de comentários a respeito dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos de 5 volumes (onde tenho aquela esperança do fundo do coração  onde algum dia torne-se uma série de streaming).




O LADRÃO DE RAIOS - RICK RIORDAN





        Rick Riordan (55 anos) é um escritor Norte Americano, entre os seus principais trabalhos estão os que possuem temas mitológicos de sociedades antigas, como a Grega, Nórdica, Romana e Egípcia. Sua sequência de livros mais famosa de sua autoria é a saga de Percy Jackson e os Olimpianos, onde trataremos de uma dessas obras neste texto, além dos dois primeiros volumes da narrativa terem se tornado filmes. O mesmo também já escreveu outras excelentes coleções sobre mitologia de bastante repercussão, sendo elas: As Crônicas dos Kane (mitologia egípcia); Os Heróis do Olimpo (continuação da saga de Percy Jackson);  Magnus Chase e os Deuses de Asgard (mitologia Nórdica) entre outros.¹
         Em O Ladrão de Raios encontramos um protagonista adolescente que não se dava bem na escola, sendo expulso de várias devido a sua dificuldade de concentração, até onde um certo dia sua professora se torna uma fera mitológica de asas e o ataca, neste momento ele descobre que é um semideus (filho de um deus com um humano) e então sua vida muda drasticamente. Por possuir tal condição ele é levado ao acampamento Meio Sangue, onde são abrigados os filhos dos semideuses do Olimpo, para serem treinados a se defenderem e executar missões a pedido dos deuses (muitas vezes de seus pais). Por não conhecer ainda sua filiação, nosso jovem é alojado no abrigo de Hermes (um dos deuses) até que seja assumida sua paternidade (em alguns casos os deuses simplesmente não se preocupavam em revelar), enquanto isso Percy e os demais membros do acampamento seguem com suas vidas conforme o de costume.
         Em um dado momento nosso personagem principal se machuca bastante em uma das brincadeiras do acampamento, Annabeth (filha de Atena deusa da sabedoria, amiga de Percy e grande peça da história) sugere levá-lo para próximo de um rio, onde ao fazer isso Jackson se recupera rapidamente, e Poseidon assume ser o seu pai através de um sinal. Porém, o grande problema encontra-se que os três grandes deuses Zeus, Poseidon e Hades não poderia terem filhos com humanos, já que são bastante poderosos. Atrelado a isso o raio de Zeus é roubado, colocando a culpa em Percy, então nosso personagem se junta à Annabeth e Grover (sátiro que por muito tempo o protegeu) tendo o prazo de 10 dias para encontrar esse raio e devolver a Zeus, caso contrário, o mesmo iniciará uma guerra contra Poseidon. Nossos jovens heróis vão parar no submundo (território de hades) suspeitando que o tenha roubado, contudo, outro deus do olimpo armou toda essa situação.
         A saga de Percy Jackson é uma das poucas onde li todos os volumes, sua leitura é envolvente e estimula bastante a criatividade para a imaginação de cenários, personagens e etc. Como já mencionado O Ladrão de Raios já virou filme, porém, como acontece com muitos livros que vão para as telonas, não se compara a riqueza de detalhes e histórias não demonstradas no filme quando se faz a leitura, em certa parte é compreensível porque há uma limitação de tempo. Logo, caso você tenha somente visto o filme, não deixe de ler a obra e conhecer ainda mais essa fascinante história com personagens da mitologia grega.
         Quem deveria ler este livro, todas aquelas pessoas que ficam fascinadas com histórias de deuses e semideuses, animais mitológicos, magia e romance (onde durante a saga é construída de forma tímida). Sem sombras de dúvidas assim que fizer a leitura do primeiro livro você também irá querer ler os próximos, onde mais a frente também será comentado sobre os mesmos. Uma recomendação para os futuros exploradores dessa magnífica obra está em usar e abusar da criatividade, no momento que criar em sua mente os cenários, fisionomia dos personagens etc. Mesmo você que já tenha assistido o filme, não limite-se exclusivamente a ele, vá além, tanto nessa obra como em qualquer outra, pois afinal, é para isso que estamos lendo.


APÓS SUA LEITURA, MANDE PARA NÓS SUA EXPERIÊNCIA:





- Se você fosse um semideus, de quem você gostaria de ser filho?
- O que você faria no acampamento de férias Meio Sangue?


Nos mande sua experiencia por nossas redes sociais ou envia um e-mail

para atendimento@almadeleitor.com.br  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário!