A segunda obra em análise, não podia ser nada menos do que aquela pelo qual foi fonte de inspiração para meu TCC, o livro
O HOMEM MAIS INTELIGENTE DA HISTÓRIA - Dr. AUGUSTO CURY
Nosso autor possui mais de 30 anos de carreira, como médico psiquiátrico, pesquisador e escritor. Já vendeu mais de 30 milhões de livros, além de obras publicadas em 70 países, portanto, podemos concluir o mesmo como sendo um dos autores mais lidos da atualidade. Entre seus best-sellers estão o Vendedor de Sonhos, pelo qual foi inspirado para a criação de um filme de mesmo título em 2016, como também o escritor é criador da Teoria da Inteligência Multifocal (analisa o processo da construção do pensamento). Sem sombras de dúvidas você já deve ter ao menos ouvido falar a seu respeito, já que suas obras são muito conhecidas no universo da leitura, e com certeza abordaremos outros volumes do mesmo.¹
O enredo da história se passa em uma reunião das Nações Unidas, onde nosso protagonista Marco Polo se apresenta como palestrante, ao relatar um dos maiores dramas de nossa sociedade, a administração de nossas emoções. Na palestra havia as maiores mentes da sociedade, desde políticos a estudiosos, cada um com algum tipo de problema, seja ele afetivo, familiar entre outros. Em um dado momento o mesmo é questionado sobre se Jesus Cristo de Nazaré foi uma grande mente para a humanidade, por Marco Polo ser ateu, levou em um tom de brincadeira por achar que ciência e religião não deveriam se misturarem. Porém, a plateia deseja que o mesmo verifique pelo viés científico a mente do Cristo, então, sobre a pressão dos espectadores e o desejo antigo de sua esposa já falecida, nosso protagonista concorda em fazer tal desafio.
Com o passar do tempo podemos notar na obra de Augusto Cury dois aspectos predominantes: primeiramente está em uma análise de movimentos populares na vida e história de Jesus sobre um olhar da psicologia, principalmente no que diz respeito a sua inteligência emocional para com a conclusão de seu objetivo de vida (cumprir seu destino mandado pelo seu pai, Deus). Por exemplo, um homem filho de carpinteiro para aquela época saber ler, contrariar por várias vezes as autoridades da época, defender uma vítima de adultério na frente de uma multidão que queria lhe apedrejar e ainda conseguir se sobressair foi uma façanha mais do que incrível protagonizada pelo Cristo. Enquanto isso, uma história de romance é criada entre Marco Polo e sua assistente Sofia, ela que está presente durante toda a trama sendo mediadora em uma roda de diálogo com Marco Polo, um psiquiatra e outros dois teólogos.
Sem sombras de dúvidas o livro foi bastante marcante para mim, sua leitura de fácil entendimento e dinâmica auxilia muito para a criação de uma agradável experiência. As reflexões a respeito de Jesus Cristo e a sua força mental para com os seus desafios me fez admirá-lo ainda mais, porque como não ficar encantado com alguém que enaltece os excluídos, que é perseguido, resiste às tentações do poder, sabe que seu destino é de sofrimento (morrer na cruz) e ainda assim continua a persistir em sua jornada. Porém, uma das maiores conclusões da obra pelo qual foi fonte de inspiração para meu TCC, está na força e inteligência em ser “brando e humilde de coração”, porque imaginemos para nós mesmos em como é difícil perdoar a quem nos fez mal, enquanto isso, Jesus fazia de forma natural, como ainda por cima ensinava a fazer.
Quando decidi adquirir este livro, se deu em um momento de “crise” de fé pessoal, onde você precisa de uma “luz”, e a luz do livro O Homem mais Inteligente da História está em: - quando você perdoa ao próximo também está perdoando a si mesmo, porque somos pessoas falhas e - ser fiel aos seus princípios te torna íntegro. Portanto, a obra é mais do que uma recomendação para aqueles que desejam uma leitura sobre os aspectos do funcionamento da mente, como também uma visão mais científica a respeito da grande figura humanitária ocidental.
APÓS SUA LEITURA, MANDE PARA NÓS SUA EXPERIÊNCIA:
- Como foi sua leitura, você concorda que Jesus foi alguém inteligente emocionalmente?
- Qual outra figura da humanidade também foi uma grande mente de resiliência?
Nos mande sua experiencia por nossas redes sociais ou envia um e-mail
para atendimento@almadeleitor.com.br
fonte:
¹https://augustocury.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos por seu comentário!